Descoberto em abril de 2024 e com sua órbita quase que inteiramente ao sul da eclíptica, o cometa C/2024 G3 (ATLAS) é o presente que os observadores no hemisfério sul esperavam!
Além do espetáculo proporcionado pelos planetas durante o mês de janeiro, um cometa brilhante é sempre motivo para euforia na astronomia amadora e desta vez, se a meteorologia nos ajudar, o Brasil será um camarote privilegiado para a observação deste visitante dos confins do Sistema Solar. E este privilégio é consequência da inclinação da órbita do cometa, mantendo-o no hemisfério sul celeste após a passagem pelo periélio.
Curva de Brilho
Durante a última semana de dezembro e primeira semana de janeiro, o C/2024 G3 (ATLAS) foi um alvo difícil ao amanhecer em meio a persistentes nuvens em muitas regiões do Brasil. Mas observadores ao redor do mundo seguiram monitorando sua evolução e reportando seu promissor aumento de brilho.
Agora nos resta esperar que o cometa sobreviva a sua passagem pelo ponto de sua órbita mais próximo do Sol, o periélio, para que possa emergir em seguida no céu do entardecer com brilho suficiente para que possa ser visto sem esforço através de pequenos telescópios e binóculos, ou quem sabe, a olho nu.
Como encontrá-lo?
Para localizá-lo, olhe para o poente, logo após o pôr do Sol, a partir do dia 14 de janeiro, ligeiramente ao Sul do ponto em que o Sol se pôs. O mapa abaixo mostra a trajetória do cometa ao logo de todo o mês de janeiro, realçando a posição do Sol e do cometa no dia da passagem pelo periélio (13/01)
Estamos apenas em janeiro, mas este já é um fore candidato ao título de cometa do ano! Estaremos de olho em sua evolução e com câmeras e telescópios apontados em sua direção. Fiquem de olho aqui no blog e em nossas redes sociais para dicas de observação e notícias de última hora! O ano apenas começou, mas o céu não vai esperar o carnaval para desfilar seus astros brilhantes em frente aos telescópios.
estou no sul de minas na serra da mantiqueira circuito das aguas e quinta-feira dia 09/01/25 por volta da meia noite eu vi um rastro no ceu olhando para o norte. Era algo incomum pro horario fiquei com isso na cabeça e sexta-feira ouvi falar desse cometa, bem nao sei se era apenas uma nuvem ou algum jato , mas nunca tinha visto isso de noite, o ceu estava limpo e apenas um rastro grosseiro no ceu como um tunel cumprido de poeira branca. Bem vou tentar subir a montanha que tem aqui perto amanha e terça-deira 14 pra ver se vejo algo , tenho uma luneta mas nao sei se dara pra ver o cometa com ela. Obrigado pela noticia achei muito interessante.
Olá, Edson. O cometa está bem perto do Sol e não é visível no meio da noite. Nas últimas semanas poderia ser fotografado ou observado com binóculos ou pequenos telescópios ao amanhecer. A partir do dia 14/01, é hora de procurar ele perto do horizonte após o pôr do Sol. No horário que você observou, o mais provável é que se tratasse do rastro de algum avião.
Boa noite !
Se eu for amanhã dia 14, 40 min antes do sol nascer , conseguirei observar algo? Ou somente no final de tarde após o pôr do sol?
Estou em Florianópolis
A partir de agora, ele está a leste do Sol. Precisa procurar ele no pôr do Sol.
Por quanto tempo ele fica visível por dia? Visto q a noite não pode ser visto. Ao por do do sol até…
É realmente bem pouco tempo. A partir de meia hora a quarenta minutos depois do pôr do Sol o céu já está escuro o suficiente para vermos ele. Depois disso, temos mais uns 20 minutos antes que ele fique muito baixo.