Agenda Astronômica: dezembro de 2021

Dezembro é mês de espetáculo nos céus! Teremos conjunções, alinhamento, eclipse solar, a maior chuva de meteoros do ano, Solstício de Verão, belas constelações e o cometa Leonard – confira nosso post especial sobre ele aqui.

Os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estão visíveis ao longo do mês produzindo conjunções com a Lua e entre si – listadas no quadro abaixo.

O alinhamento é um show à parte: até o Natal os planetas Vênus, Saturno e Júpiter aparentam estar mais próximos no céu ao longo da linha da eclíptica, podendo ser observados “alinhados” no oeste ao anoitecer. No início do mês, entre os dias 05 e 10, a Lua crescente passeia entre eles, participando do alinhamento e fazendo conjunções (listadas no quadro). Entre os dias 27 e 29 de dezembro Vênus e Mercúrio se encontram e trocam de lugar, ou seja, nos dias 30 e 31 a tríade é Mercúrio, Saturno e Júpiter. A diversão é observar todos os dias e acompanhar as mudanças!

E o eclipse? Sim, teremos um eclipse solar na madrugada do dia 04 – mas ele só será visível da Antártida e de algumas regiões do sul da América do Sul, da África e da Austrália… Ou seja, vamos observar através de lives no YouTube (como a da NASA). A Lua começa a entrar na frente do Sol às 02h29 no horário de Brasília e a totalidade deve acontecer às 04h33, com duração de apenas 1 minuto e 54 segundos. 

Na madrugada do dia 14 temos atividade máxima da chuva de meteoros Geminídeos, que tem esse nome pois os meteoros parecem “surgir” (radiante) na constelação de Gêmeos. A Geminídeos acontece quando a terra cruza o rastro de detritos deixados pelo asteróide 3200 Phaethon. Embora seja a chuva de meteoros de maior visibilidade que temos ao longo do ano, podendo gerar até 150 meteoros por hora, precisamos de condições propícias pra aproveitar a observação: céus limpos e sem a luz ofuscante daLua. Em relação às nuvens só nos resta torcer, mas a Lua vai dar uma ajudinha mesmo estando em plena fase crescente: ela se poe às 02h da manhã, quando o radiante da chuva está subindo, ou seja, quem ficar acordado vai ter chance de observar um espetáculo!

Às 12h59 do dia 21 acontce o Solstício de Verão, momento em que a posição astronômica do nosso planeta determina o início da estação aqui no Hemisfério Sul. Vai ser o “dia mais longo do ano”, ou seja, o dia com maior período de insolação de 2021.

Não podemos esquecer das constelações de verão: a simbólica Órion e suas três Marias, Betelgeuse e Nebulosa de Órion; Cão Maior com Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno; Touro com seu olho Aldebaran e os aglomerados estelares abertos Híades e Plêiades; Gêmeos com as estrelas castor e Pollux; e Carina com a estrela Canopus e a Nebulosa da Carina. Todas elas podem ser observadas nas primeiras horas da noite, adentrando a madrugada.

E o cometa Leonard? Esse merece um post só dele, com atualizações constantes e imagens exclusivas registradas pela nossa equipe. Confira aqui!

DIAEVENTO
01, 02, 03Lua cinérea da Lua ao amanhecer
02Conjunção entre Lua e Marte ao amanhecer
04Lua nova – Eclipse solar (não visível do Brasil)
05, 06, 07, 08, 09Lua cinérea da Lua ao anoitecer
06 Conjunção entre Lua e Vênus ao anoitecer
07Máxima atividade da chuva de meteoros Pupídeo-Velídeos
07Conjunção entre Lua e Saturno ao anoitecer
08Conjunção entre Lua e Júpiter ao anoitecer
10Lua no quarto crescente
14Máxima atividade da chuva de meteoros Geminídeos
19Lua cheia
21Solstício de verão às 12:59 (Horário de Brasília)
26Lua em quarto minguante
27, 28, 29Conjunção entre Mercúrio e Vênus ao anoitecer
29, 30Luz cinérea da Lua ao amanhecer
31Conjunção entre Lua, Marte e Antares ao amanhecer

Como sempre indicamos o software Stellarium (gratuito para computador ou na versão web) para simular e visualizar todos esses fenômenos no céu a partir da sua localização.

Céus limpos e escuros pra todos nós! Boas observações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *