Sobre

Objetos de Céu Profundo (Deep Sky Objects) – ou objetos de fundo de céu – são objetos astronômicos de brilho tênue localizados além dos limites do Sistema Solar, como aglomerados estelares, nebulosas e galáxias.

O projeto Céu Profundo é uma iniciativa colaborativa de divulgação e educação científica, idealizada e mantida por Wandeclayt Melo, Natália Palivanas e Mariella Patti.

Propomos, coordenamos, conduzimos e colaboramos com atividades online e off-line, dedicadas à popularização da Astronomia  e à execução de projetos de ciência cidadã.

Trabalhamos em permanente contato com instituições de pesquisa, astrônomos profissionais e amadores e secretarias de educação, buscando – através da divulgação e da educação científica – estabelecer uma ponte entre o mundo acadêmico e a população.

O amor pela ciência é o principal combustível do projeto Céu Profundo, pois como escreveu Olavo Bilac:

“Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e entender estrelas!”

MISSÃO

Difundir a observação astronômica, promover a conscientização da necessidade de conservação do céu noturno e estimular a integração entre as comunidades de astrônomos profissionais e amadores, cientistas cidadãos e educadores.

VISÃO

Ser uma referência nacional na divulgação científica, na difusão da astronomia observacional amadora e na promoção da ciência cidadã.

VALORES

Integridade, responsabilidade, empatia.