Carta Celeste “Céu Profundo”

Aplicativos de celular que ajudam o usuário a localizar e identificar planetas, estrelas e constelações são talvez o mais popular recurso para o reconhecimento e a observação do céu. No entanto, apesar de toda a praticidade e diversão que proporcionam, acreditamos que este deveria ser apenas um recurso complementar e somos fortes defensores da ideia de que um grande mapa de todo o céu, permitindo a visualização de toda a esfera celeste, seja a melhor maneira de familiarizar o observador com o céu noturno.

Ter todo o céu exposto ao mesmo tempo em um mapa permite fazer associações – Ah! Quando o Escorpião surge no horizonte, Órion se põe no horizonte oposto! – que não seriam possíveis vendo apenas um recorte do céu em uma pequena tela.

Mas onde encontrar um mapa celeste? Talvez um bem grande, mostrando também a posição de objetos de céu profundo como galáxias, nebulosas e aglomerados? É… pode não ser muito fácil encontrar um desses.

Para resolver essa carência, desenvolvemos (e distribuimos gratuitamente) um script que constrói, a partir de catálogos estelares e de objetos do céu profundo, uma carta celeste que pode ser impressa e utilizada como ferramenta de planejamento na observação do céu, como recurso pedagógico em salas de aula ou mesmo transformada em pôster.

O catálogo estelar utilizado é o Bright Star Catalog 5th Edition, Preliminary (BSC5P) com estrelas até magnitude 6,5. Os objetos de céu profundo incluem os catálogos Messier e Caldwell, populares entre amadores e observáveis através de instrumentos modestos. Esta escolha de catálogos torna estas cartas particularmente interessantes para astrônomos amadores com pequenos telescópios (ou mesmo instrumentos mais robustos) que desejem explorar objetos mais desafiadores que a Lua e os Planetas. Alguns objetos dos catálogos utilizados podem ser visíveis a olho nu em regiões de pouca ou nenhuma poluição luminosa.

A principal apresentação das cartas é em forma de um mapa duplo, com os hemisférios celestes sul e norte em gráficos polares. Os hemisférios também podem ser gerados individualmente em forma polar ou em apresentação retangular limitada entre as declinações +65º e -65º.

Os arquivos gerados são salvos em formato PDF por padrão e, opcionalmente, em formato PNG.

Esta é uma versão inicial do código, mais funções e aperfeiçoamentos estão sendo pensados e serão implementados no futuro.
Esperamos que a ferramenta seja útil para a comunidade de educadores, divulgadores científicos, astrônomos e entusiastas. Por isso, estamos abertos a todas as sugestões e informes de erros para aprimoramento da ferramenta, e faremos o possível para sanar dúvidas sobre o funcionamento e utilização do programa.

O conjunto de mapas, bem como o código e as instruções para sua criação está disponível em: https://github.com/masterhit/CeuProfundo

Contato: socialceuprofundo@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *