Lua e Saturno juntos: uma imagem que você não vai esquecer.

Saturno surgindo de trás da Lua, após ocultação – 2019-10-05

5 de outubro foi a data do evento anual de observação da Lua Observe the Moon Night. O evento global, idealizado pela NASA, conclama observadores em todo o mundo à realização de atividades de divulgação da astronomia e observação abertos ao público, com ênfase na observação da Lua e na divulgação da exploração lunar.

Mapa oficial da NASA para as atividades da edição 2019 do International Observe the Moon Night. [NASA/Google Maps]

Em São José dos Campos, a atividade foi coordenada pelo projeto Céu Profundo, em cooperação com os projetos Ciência no Parque e Núcleo de Observação Astronômica (NOA) e teve como sede o Parque Vicentina Aranha. A ação consta do mapa oficial de NASA de atividades ligadas ao International Observe the Moon Night.


A data escolhida não poderia ser mais especial para os observadores na porção mais ao sul das Américas: na tarde do dia 5, a Lua ocultou Saturno para observadores nessa região. O reaparecimento de Saturno no bordo iluminado da Lua produz uma visão impressionante ao telescópio: vemos ao mesmo tempo na ocular Saturno e seus anéis ao lado do bordo iluminado da Lua.

Conjunção entre Lua e Saturno

A noite de observação da Lua, conduzida pelo projeto Céu Profundo em parceria com o projeto Ciência no Parque, o Núcleo de Observação Astronômica e diversos astrônomos amadores de São José dos Campos, aconteceu no Parque Vicentina Aranha e teve público estimado em mais de 500 pessoas circulando pelos 5 telescópios colocados à disposição do público.

A ação foi um sucesso e promete estar de volta na edição 2020 do International Observe the Moon Night. Reserve a data: ano que vem o evento acontece no dia 26 de setembro. Mas se você está em São José dos Campos e não quer esperar até lá, fique de olho na programação de palestras e observações do projeto Ciência no Parque no site do Parque Vicentina Aranha e visite também os observatórios astronômicos do DCTA e da UNIVAP.


Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *