Encontros Celestes: Lua Oculta Saturno neste Sábado.

Conjunção Lua e Saturno em Junho/2019 [imagem: Ceu Profundo / Dobsoniano 203mm f/6, Canon EOS 7D, Projeção de Ocular]

Observadores na região Sul e em partes das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil poderão testemunhar um tipo diferente de Eclipse ao entardecer deste sábado (05/10/2019).

Céu ao entardecer de 05/10/2019 – Latitude de São José dos Campos (São Paulo) [imagem: Stellarium v0.19.1]

O movimento de translação da Lua ao redor da Terra faz com que nosso satélite natural oculte diversos objetos celestes ao longo de sua trajetória. Os eclipse solares são, sem dúvida, o tipo de ocultação mais conhecido – e certamente o mais impressionante – mas estrelas, asteróides e planetas também podem se esconder por trás da Lua! A observação de ocultações é uma atividade que mobiliza astrônomos amadores no mundo inteiro, não apenas pela beleza e raridade do fenômeno, mas porque está é uma importante fonte de dados que podem ser úteis também para a ciência profissional. A observação de ocultações de estrelas por asteróides, por exemplo, pode revelar a presença de satélites e anéis e ajudar a determinar a geometria do objeto que produz a ocultação.

[imagem: USNO/United States Naval Observatory]

Assim como acontece com os eclipses solares, a observação das ocultações depende da posição geográfica do observador. Para a ocultação de Saturno pela Lua neste sábado, o fenômeno será visível na região demarcada no mapa acima. O instante central da ocultação é 17h37m32s (horário de Brasília) e o céu claro dificultará a observação do início do evento, mas observar o reaparecimento do planeta no bordo oposto da Lua não será um problema.

Você não está na faixa contemplada pela ocultação? Não desanime! Mesmo para observadores mais ao norte o espetáculo será formidável. Para ter uma ideia: a partir de Recife a separação entre Saturno e a Lua será de menos de 0.5º no instante da conjunção (o diâmetro aparente da Lua é de 0.5º).

Não deixe de observar, fotografar, compartilhar e comparar suas observações com os registros de outros observadores. Podemos falar com tranquilidade: será um espetáculo inesquecível!


Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *