De olho nas Perseidas!

Radiante da chuva de meteoros Perseidas, às 5h30 da manhã do dia 13/08, na latitude 23º Sul.

Detritos do cometa 109P/Swift-Tuttle dão origem à chuva de meteoros Perseidas, que atinge seu pico de atividade na madrugada do dia 12 para o dia 13 de agosto. A taxa esperada para 2019, para observação na última hora da manhã, é de 25 meteoros por hora, de acordo com a International Meteor Organization.

Ao longo da noite, a Lua cheia (95% de sua face visível estará iluminada) – e a poluição luminosa, para observadores em áreas urbanas – prejudicam a observação, permitindo que apenas os meteoros mais brilhantes sejam visualizados. A Lua, no entanto, se põe pouco depois das 5h00, favorecendo a observação antes do nascer do Sol.

Para observadores próximos ao Trópico de Capricórnio (~Latitude 23.5º Sul) o radiante não se ergue mais que 10º acima do horizonte norte. O radiante é o ponto no céu de onde as trajetórias dos meteoros parecem se originar e está localizado na direção da constelação de Perseu, atingindo sua elevação máxima no céu por volta das 5h30 da manhã.

Confira no mapa acima, para a latitude de São José dos Campos às 5h30 da manhã do dia 12/08, o aspecto do céu durante o pico das Perseidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *