Mini Curso: Astronomia Amadora – Ciência Cidadã

O portal Céu Profundo e o projeto Ciência no Parque, em colaboração com o Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos, apresenta neste minicurso vários caminhos para os amantes da astronomia que desejam se iniciar na atividade observacional.

Supernovas, cometas e asteróides são alguns dos objetos astronômicos que constantemente são noticiados como descobertas de astrônomos amadores. O olhar treinado e a dedicação constante à observação dos céus, capacita a comunidade de entusiastas amadores da astronomia a detectar e identificar estes objetos e outros fenômenos transientes de grande interesse científico.

Mais recentemente, a astronomia profissional tem disponibilizado dados de grandes levantamentos observacionais para análise pública, abrindo mais uma porta à contribuição dos cientistas cidadãos: é possível ajudar a classificar dados que ajudam na detecção de exoplanetas, na determinação da morfologia de galáxias ou no estudo da superfície marciana.

O curso com carga horária total de 12h inicia no dia 13/08, com aulas às 19h30, tem como público-alvo professores, astrônomos amadores iniciantes e estudantes com interesse na astronomia e apresenta algumas das principais atividades observacionais que podem ser sistematicamente conduzidas por astrônomos amadores. Certificados de participação serão concedidos aos alunos com 80% de frequência.

Informações pelo telefone (012) 3922-0004.

INSCRIÇÃO: https://www.sympla.com.br/mini-curso-astronomia-amadora—ciencia-cidada-wwwceuprofundocom__607530

  • 13/08 – Astronomia Amadora – O universo ao alcance do cientista cidadão [Wandeclayt Melo (IAE/DCTA, Projeto Céu Profundo)] ;
  • 14/08 – Astronomia Profissional – Um panorama da ciência no Brasil. [Dr. Carlos Alexandre Wuensche (DAS/INPE)];
  • 15/08 – Prática Observacional – Observação da Lua, Júpiter, Saturno e aglomerados estelares com telescópio refletor de 8″. [Wandeclayt Melo (IAE/DCTA, Projeto Céu Profundo)];
  • 15/08 – Determinação da Massa de Júpiter a partir da observação do movimento orbital dos satélites galileanos. [Wandeclayt Melo (IAE/DCTA, Projeto Céu Profundo)];
  • 16/08 – Prática Observacional – Observação remota com o telescópio Argus do Observatório Abrahão de Moraes e Fotografia Lunar [Wandeclayt Melo ( IAE/DCTA, Projeto Céu Profundo ) / Messias Fidêncio (OAM/USP)];
  • 20/08 – Imagens Astronômicas – Técnicas e Ferramentas [Dr. Francisco José Jablonski (DAS/INPE)];
  • 21/08 – Os Grandes Telescópios Brasileiros na Fronteira da Astronomia [Dr. Alexandre Soares de Oliveira (UNIVAP)] ;
  • 22/08 – Prática Observacional – Observação remota com o telescópio Argus do Observatório Abrahão de Moraes. [Wandeclayt Melo( IAE/DCTA, Projeto Céu Profundo ) / Messias Fidêncio (OAM/USP)].
  • 22/08 – Prática Computacional: Leis de Kepler e Espectros na Astronomia. [Wandeclayt Melo (IAE/DCTA, Projeto Céu Profundo)];

6 respostas para “Mini Curso: Astronomia Amadora – Ciência Cidadã”

  1. Amo astronomia desde a adolescência,. porém nunca tive a oportunidade de fazer um curso. Acredito que neste que está sendo oferecido, tenho uma chance de aprender um pouco mais.
    Obrigado!!

  2. Espero que haja futuras edições deste curso. Desta vez, infelizmente, não poderei participar deste incrível curso. Quem puder, aproveite. Abraços!

    1. A procura pelo curso foi intensa. Já estamos buscando datas para a próxima edição sim! Pode ficar de olho aqui que logo teremos boas notícias para quem perdeu esta edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *